sábado, 16 de agosto de 2014

Recreio, A Revista Brinquedo

Tive muitos brinquedos e gostava de todos, tanto que mesmo os que dei anos atrás, eu me recordo perfeitamente de cada um. Mas havia outro tipo de brinquedo que eu amava: os de papel! E nisso, a revista Recreio teve uma participação muito importante na minha infância. Que coisas fantásticas você podia montar com cola e tesoura sim, tesoura, e nenhuma criança era idiota naquela época a ponto de se ferir com o instrumento!

Recreio criou cenários maravilhosos: circo, cidade espacial, Presépio, casa, baú de pirata, aldeia indígena, zoológico e muitos outros. Eu AMAVA a Casa de Recreio e O Circo de Recreio e o Zoológico, eram lindos demais. Quando a infância acabou, doei grande parte dos meus brinquedos e bonecas, mas os cenários de Recreio foram para o lixo... eu mesma lembro de ter jogado tudo fora sem dó nem piedade! Mas também, teria sido muito difícil conservar os cenários de papel por tantos anos...

Porém, quem também achava lindo os cenários era minha mãe, que me fez comprar em duplicata alguns deles, que tenho comigo até hoje. Talvez um dia os monte novamente! A minha coleção de Recreio  que eu amava tanto que fazia concurso para eleger a revista da semana (ou mês, não lembro), não lembro o que aconteceu, acho que foi dada para o lixo reciclável.

Recreio foi criada em 1969 em maio deste ano completou 45 anos e era editada pela Abril. Seus criadores foram Sonia Robatto e Waldir Igayara (projeto gráfico); a revista também contava com a escritora Ruth Rocha. Foi um grande sucesso comercial, até uma mudança de diretoria que fez com que Recreio também mudasse; e aí, a magia acabou.
Fonte:  Recreio faz 30 anos em maio

Uma comunidade fantástica no Face para os que querem matar as saudades: Revista Recreio Anos 70: lá você encontra as Recreios digitalizadas e muitas com encartes!

Mickey maio 1969 e Mônica 5


A Casa - 1971






Fiz cópias e montei uma mini (16 cm x 12 cm) casinha:








O Fabuloso Circo












O Tesouro - 1971



Cópia montada


Presépio
Mônica 56 - 1974


Outro Presépio
Recreio 178
06/12/1972



Cidade Espacial
Zé Carioca 1103 - 1972


A Aldeia de Índios
Recreio 72
14/04/1971


Montei uma cópia


Esta é a Aldeia original,
montada quando eu era criança


Anúncio da Aldeia
Mônica 12

 

 Lataria
Recreio 43


Calendário


Chaveiro brinde


Medalha brinde Recreio 164
(raio: 4,5 cm)

 
Achei o poster (57x31 cm) O Grito do Ipiranga
entre minhas tralhas em 2022!
Veio na mesma revista da medalha, Recreio 164


Álbum Peixes do Brasil


Recreio 2 impresso em casa


Cachorro - Recreio 29

28 comentários:

  1. www.facebook.com/RevistaRecreioAnos70

    Este é o link da minha página da comunidade.
    Gostaria muito que você entrasse em contato comigo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Me responda!
    Você tem estes materiais das revistas Recreio?

    ResponderExcluir
  3. Nunca pensei que ia rever esta maravilha! Na porta da escola no primário tinha uma banca onde eu comprava estas revistas. Lembro até do cheiro do papel novo, da casa, do circo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho algumas edições aqui dos anos de 69 a 71. Alguem teria interesse em comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No grupo www.facebook.com/RevistaRecreioAnos70/ tem gente que pode se interessar.

      Excluir
    2. Eu quero comprar, ainda tem alguma ???

      Excluir
  5. Tenho 57 anos e comprava a revista recreio lembro da casa de recreio foi uma loucura na rua e escola essa revista era muito divertida e criativa e marcou muito minha infância.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 58 anos, nasci com o dom do desenho, hoje sou artista gráfico ( trabalho com Photoshop, Corel Draw e SketchUp ) mas tudo começou em 1970 com a revista Recreio e o Desenhocop. Hoje as crianças tem a tecnologia mas não tem habilidades manuais, nem criatividade, a máquina faz quase tudo sozinha. A revista Recreio tb marcou a minha infância.

    ResponderExcluir
  7. Chorando aqui... Meu avô querido me ajudava a montar todos esses... Viajei no tempo... Muita saudade!!...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Colecionei a Recreio nos anos 70 e foi praticamente minha escola de arte. Eram publicadas as quartas feiras e a ansiedade chegava antes. Tive vários exemplares e observando as fotos lembrei de muitos, uma verdadeira viagem no tempo. As cores, os desenhos, as historinhas e o lendário slogan "leia e pinte, recorte e brinque." tudo isso aguçava a nossa imaginação, tanto que comecei a criar outros brinquedos com papel. Quem está na mesma frequência que este blog sabe o valor cultural da Revista Recreio. Hoje com 57 anos ainda pergunto: Por onde anda Marcelo, marmelo, martelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reproduzi a Casa de Recreio (em cartolina, acho) diversas vezes e montei uma cidade; para a base, pegava jornal e pintava asfalto de preto, com a sinalização, faixa de pedestre em branco. Era maravilhoso!

      Excluir
  10. Boa tarde! Sou Margareth.
    Por favor!!!! Me adiciona no Whatsapp 15 99775-6499. Muito obrigada por postar minhas lembranças!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por esta postagem! Voltei à minha infância!

    ResponderExcluir
  12. Menina, que gratidão! Estou aos prantos lembrando de meu saudoso pai cortando e montando para mim depois de ouvi-lo ler...eu tinha entre 3 e 4 anos e me veio a tristeza que senti quando minha mãe jogou no lixo as maquetes empoeiradas...zoo, circo, cidade, aldeia indígena...era tanta coisa nem cabia em casa... As histórias com fundo moral, com bom humor! Não tenho palavras para agradecer a experiência de ler este blog, parabéns! Gratidão.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada! A Recreio é uma das melhores lembranças de infância. Amava! Veja a página do Face que disponibiliza todas as edições - dá pra remontar tudo de novo. Fiz A Casa novamente, mas em miniatura. Ainda quero remontar O Circo e o Zoológico,também minis.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, tenho 57 anos, e olhando para essas capas da revista Recreio voltei no tempo, o que me marcou mais foi montar o Zoológico, gostaria de saber se tem alguém q poderia me dizer como faço para conseguir as revistas ou montar esse zoológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui www.facebook.com/RevistaRecreioAnos70/ você encontra todas as revistas para baixar!

      Excluir
  15. Muito obrigado pela postagem, Gisele!
    Tenho ótimas recordações com a Revista Recreio, pois eu comprava para brincar com a minha irmã caçula.
    Ela lembra até hoje de uma maleta de jogos que veio numa edição dos anos 90.
    Agora, quero imprimi-las e brincar com a nova geração da família: a minha sobrinha!!!

    ResponderExcluir
  16. Mas é um vício, né? Até eu já remontei umas coisas - a Casa eu fiz mini, assim posso manter na estante como enfeite, sem tomar lugar. Eu amava tanto a Casa!

    ResponderExcluir
  17. Viajei no tempo. Meu pai comprava para mim, ficava "vigiando" chegar o número novo. Os presépios, o circo, a casa, a carruagem da Cinderela...Foi tudo embora,junto com minha infância. Saudades demais desse tempo.

    ResponderExcluir
  18. Uma revista inesquecível da infância...lembro da edição 01 do ano de 1969..na capa trazia uma casa tipo castelinho, onde morava uma velhinha. Essa casa era muito parecida com as casas do bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Provavelmente o desenhista buscava lá a sua inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está equivocado..o primeiro ele estão no zoologico

      Excluir
  19. Eu tenho várias revistas recreio anos 80 que eram da minha irmã

    ResponderExcluir
  20. Olá, Gisele. Obrigado por me fazer recordar minha infancia. Eu tive o bau do tesouro e outros brinquedos da revista Recreio, que minha mãe comprava em uma banca perto de casa onde eu morava em Santos. Me diverti muito com esta revista. Cada numero era uma surpresa!! Abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá! A Revista Recreio, foi muito importante para mim, desde os anos 70, montar os brinquedos eram a minha fascinação, o baú e o presépio, seguem no meu imaginário...E ainda queria refazer com mais precisão! hehehe Hoje sou arquiteto professor universitário há 30 anos e tenho destaque para a disciplina de maquetes de patrimônio arquitetônico... premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil -IAB-"Projeto novos olhares", como melhor trabalho em patrimônio... Tudo isso devo aos meus pais que estimularam minha criatividade e a revista Recreio que potencializou e deu suporte! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim, como saudosistaque sou, gostaria de ver o presépio de vários ângulos...ou, se possível, do material original que vinha na revista para montar.... queria mesmo resgatar esta relíquia!!

      Excluir